Alguns serviços essenciais ao cidadão são prestados em locais específicos que desempenham diferentes tipos de tarefas. O trabalhador não é diferente e precisa agendar uma carteira de trabalho para tirar seu documento.

Nos tópicos a seguir você aprenderá como funciona esse agendamento, onde e que tipo de documento preciso levar comigo, entre outras informações importantes para você receber sua carteira de trabalho.

Como fazer o agendamento para tirar a carteira de trabalho?

O prazo para emissão da carteira de trabalho depende da cidade e do estado do Brasil onde você mora. Normalmente existe um site da agência que executa esse serviço e você entra nele, faz um pequeno cadastro e ganha uma senha para usar na data e hora do seu agendamento.

Em algumas cidades ou Em algumas Regiões ainda não tem esse atendimento online e o agendamento para obtenção da autorização de trabalho é feito diretamente na sede da agência que realiza esse serviço.

Nos demais locais, esse agendamento nem é obrigatório. Basta ir à sede da agência com os documentos e a foto com que foi tirada a carteira de trabalho na ocasião, ou voltar depois de alguns dias para poder retirá-los.

Os que devem retirar Documentos Sua carteira de trabalho é a carteira de identidade, o CPF e o registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, caso possua. Além disso, também é necessário tirar uma foto 3×4, que será colocada na primeira página da carteira de trabalho.

Toda a documentação, caso precise de mais alguma coisa, será comunicada no site da agência ou em a sede quando você faz isso. Planeje obter a carteira de trabalho.

Veja mais: Veja as 7 profissões mais fáceis de conseguir um emprego

Como tirar a segunda via da carteira?

Para fazer a segunda via da carteira de trabalho, você também deve agendar pelo site ou pessoalmente no órgão que realiza esse tipo de serviço em sua cidade.

Os documentos solicitados são praticamente os mesmos, mas em caso de roubo ou furto perda , também é ideal levar o boletim de ocorrência para anexá-lo aos seus outros documentos e evitar que sua antiga carteira de trabalho seja usada pelo crime organizado.

Também nesta segunda forma você terá que pagar um valor.

O preço cobrado é definido pela própria agência, não existe um valor padrão nacional. Para saber quanto você tem que pagar, você pode facilmente obter essa informação ao marcar uma consulta para receber sua carteira de trabalho no site ou na agência.

Se você deseja criar uma nova carteira de trabalho porque a sua é antiga ou danificado, leve também a carteira de trabalho original ao fazer sua duplicata. No momento da marcação, a agência explicará tudo o que é necessário para a realização deste serviço.

Quanto custa tirar a carteira de trabalho?

Esta é talvez a principal questão para todos que precisam de uma autorização de trabalho. Porém, não existe um valor fixo, cada cidade, estado e região tem uma taxa fixa, e nas demais cidades a carteira de trabalho é gratuita.

Caso não consiga pagar a carteira de trabalho, a dica é procurar a matriz do Centro de Assistência Social de sua cidade e solicite a gratuidade para obtenção deste documento.

A equipe vai analisar sua situação, encaminhar para o órgão especializado e eles decidirão em poucos dias se a pessoa tem direito à bolsa.

Também para saber quanto seu município ou estado cobra pela primeira ou segunda emissão do Você receberá uma carteira de trabalho ao marcar uma consulta. Seja online ou presencial, é dever dos órgãos repassar esse valor ao trabalhador.

A carteira de trabalho é um instrumento de cidadania e de direitos. Ou seja, quem não pode pagar deve ter esse documento e não pode pagar. Se você se encontra nessa situação, reivindique seus direitos.

Ao receber sua carteira digital, lembre-se que existe a opção de retirar sua CTPS digitalmente. Assim você não precisa ficar carregando.